29 de fev. de 2012

SEJAM BEM VINDOS

É com muita alegria e satisfação que recebo você aluno para o curso de Formação de professores/educadores para práticas de desenvolvimento sustentável.
O presente curso tem como objetivo levar ao professor/educador o desenvolvimento de práticas sustentáveis, que dará uma noção básica de aplicações diárias de ações em sustentabilidade, que vão da separação do lixo doméstico até práticas a serem trabalhadas com os alunos em sala de aula.
Para o bom desenvolvimento do nosso curso algumas práticas precisam ser observadas e algumas regras devem ser seguidas, são elas:
Postagens:
  • É de fundamental importância a interação entre os alunos, responder as postagens apresentadas, comentar as respostas um do outro, sem contar que é critério de avaliação;
  • Será analisado a consistência nas respostas postadas, tomem cuidado para não copiar as respostas uns dos outros;
  • Para efetuar uma postagem é simples, basta clicar no título do assunto ou em respostas no final de cada postagem (ex: para responder essa postagem é só clicar em SEJAM BEM VINDOS ou no campo responder no final).
Atividades:
  • As postagens das atividades também terão prazos a serem cumpridos, fiquem atentos, pois os prazos são semanais (como cronograma abaixo);
  • Caso ocorra atraso na entrega das atividades o orientador do curso deverá ser informado através de email.
Dúvidas:
  • Deverão ser sanadas através do email: beto3tche@gmail.com no blog só deverão ser postadas as respostas e interações, críticas, dúvidas ou assuntos extra curso deverão ser pelo email acima.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

01/03 a 11/03 – Carga Horária: 10 horas

Apresentação do cronograma de atividades e explanação sobre o funcionamento do curso;
Estudo acerca do Protocolo de Kyoto e da Agenda 21 (Eco 92);
Atividade: Postagens debatendo o assunto;
Forma de avaliação: Postagens e interação entre os participantes e o assunto proposto.


12/03 a 18/03 – Carga Horária: 10 horas 

Estudo acerca das nossas ações na rotina do dia-a-dia para o desenvolvimento da sustentabilidade, análise de práticas antigas e novas para um mundo mais sustentável;
Atividade: Preenchimento da “Pegada Ecológica”;
Forma de avaliação: Interação entre os participantes e o assunto proposto e postagem do resultado da “pegada ecológica”.


19/03 a 25/03 – Carga Horária: 10 horas

Estudo acerca das ações empresariais no movimento sustentável, exemplos de “empresas ecologicamente corretas” ou “empresas verdes”;
Atividade: Postagens de exemplos de empresas que desenvolvem a sustentabilidade;
Forma de avaliação: Interação entre os participantes e o assunto proposto e postagem dos exemplos de empresas sustentáveis.


26/03 a 31/03 – Carga Horária: 10 horas
Modelo de Escola Sustentável, como aplicar práticas sustentáveis dentro do ambiente escolar e o desenvolvimento de atividades junto aos alunos;
Atividade: Postagens de exemplos de escola sustentável;
Forma de avaliação: Interação entre os participantes e o assunto proposto e postagens dos exemplos de práticas sustentáveis para tornar a nossa escola um “escola sustentável“ ou “escola verde”.


Um comentário:

  1. Bom dia a todos...
    Compartilho parte do documento “As relações internacionais e os acordos do clima: entre o fomento ao Mercado do carbono e o combate ao aquecimento global” realizado em outubro de 2011 no IX Encontro Nacional da EcoEco.
    “ Em maio de 2011, a Agência Internacional de Energia (International
    Energy Agency - IEA) publicou relatório anual intitulado World Energy Outlook,
    no qual afirma que as emissões de gases do efeito estufa foram as maiores da
    história. Aliada a essa informação, uma declaração da Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima, proferida no mês de junho de 2011, diz que é reconhecida a dificuldade de estabelecer novas metas de redução. De acordo com Avilla, em reportagem para o Instituto Carbono Brasil, a Secretária Executiva Sra. Christiana Figueres, reconheceu que não é esperado novo acordo de metas de redução até o término do período de compromisso firmado no Protocolo de Quioto. Um estudo realizado por Janet Redman, publicado em abril de 2008 pelo Instituto para Estudos Políticos, analisou o papel do Banco Mundial no
    mercado de carbono e concluiu que a preocupação central do Banco não está
    relacionada à preservação ambiental, mas ao fortalecimento do mercado de
    carbono.”
    Apesar de todas essas ações terem sido firmadas com a necessidade de se preservar o meio ambiente e frear a alteração climática sem prejudicar o desenvolvimento econômico, vejo que ao final ficamos apenas com as intenções e que o desenvolvimento econômico ainda define seus próprios caminhos. Defendo as ideias que buscam o desenvolvimento econômico, sem prejuízo ao meio ambiente, não fazendo trocas, mas ao se estipularem metas, fazê-las valer em seus acordos, verdadeiramente.

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